terça-feira, junho 27, 2006

E se meu nome for um palavrão? Mais, se meu nome e sobrenome formassem uma ofensa das mais inaceitáveis em algum idioma por esse mundo afora? Penso nisso toda vez que vejo o nome de um jogador estrangeiro, de uma cidade no meio de um vale ou de alguma montanha. E se eu chegasse a algum lugar desses e me apresentasse "Oi, sou Luana" recebendo na seqüência imediata uma pedrada certeira no meio da testa? E se ao pedir desculpas "Péraí, foi mal!" fosse novamente mal interpretada por alguém que se sentiu ofendido e que entendeu "poèr'aî fômá u", frase que macula enormemente a imagem de sua mãe querida? Muita coincidência? Não sei. Quem sabe meu nome possa significar também um pedido indecente ou simplesmente um cumprimento inocente. A senha para entrar em um lugar proibido e secreto ou o nome de uma comida estranha. O nome de uma estrela, de um ritual tribal, de uma doença boba, a raça de um animal. Quem sabe? Mas que não é difícil, ah, isso não é mesmo. E que eu não precise chegar lá pra saber.

Nenhum comentário: