domingo, abril 16, 2006

Dimension 2 em 1

A cabeça da gente é um negócio estranho. Tem umas coisas que ninguém entende, muito menos a gente, que é dono dela. Parece que tem duas pessoas na mesma cachola. Eu e o eu que não sou eu. Nessas horas eu me lembro das aulas de filosofia no colegial em que aprendíamos sobre o id e o ego e todas aquelas coisas.
Muitas vezes a cabeça que não é a gente toma partido da situação e, rapidinho, lá estamos nós fazendo tudo o que ela quer. É fácil pra essa outra cabeça estimular ou não, levar adiante ou travar tudo. E quando estamos quase retomando as rédeas, ela reaparece como uma criança birrenta repetindo insistentemente como quer que as coisas aconteçam. É uma dura competição. Eu vou! Não vai, não. Vou sim! Não vai, não! Eu posso! Não pode! Eu quero! Ah, vai ficar querendo... A batalha é diária. Ela lembra dos detalhes que você quer esquecer. Ela mina seus planos. Aniquila os anseios. Trava suas pernas. Engasga sua voz. Sempre nas horas mais inoportunas. Sempre.
É ela quem fica buzinando no seu ouvido nas entrevistas de emprego. Ela que segura suas palavras ensaiadas dentro da boca. Ela que sempre está presente nas besteiras que você diz quando não pode.
Mas, ao mesmo tempo, é capaz de nos botar um gole de ânimo na boca. O anjinho e o capetinha personificados em um só ser. O desafio é fazê-la acordar de bom humor na maioria dos dias. Essa outra cabeça também fala o que sua mãe sempre diz. Tem o mesmo discurso. E te faz respirar fundo num dia bonito de céu azul com a certeza de que o dia vai ser bom. O que às vezes dá certo.
E é na esperança de que esse eu que não sou eu, mas que está dentro de mim, acorde de bom humor é que a gente vai levando os dias, colocando o pé direito no chão primeiro que é pra ajudar a sorte a se manifestar. Dia após dia.
Estranho.

7 comentários:

Cecília França disse...

Lu, nunca mais ouse dizer pra mim que vc não escreve bem! Vou reagir com violência... rsrs
Beijos comparsa!

Anônimo disse...

Valeu pelo incentivo, comparsa!!!
beijos

Anônimo disse...

dimension 2 em 1 foi o melhor título! hahaha. bem luana. beijo.

Anônimo disse...

hehe, valeu! Beijos

Cecília França disse...

Lu, cadê vc??? Posta amiga!!!Adoro ler o que vc escreve!
Beijooosss

Anônimo disse...

Tava resolvendo uns probleminhas Clarísticos...hehe
beijos...

Anônimo disse...

legal, não disse pra vc que vc escrevia bem!!!!!
adorei o texto, e não deixe a Claro impedir tua escrita tá!!!!
afinal de contas até a desgraça pode ser uma inspiração hehehe