domingo, abril 09, 2006

O sabagante

Queria uma palavra diferente. Se possível, uma nova, que não conhecesse antes. Parti então para o Houaiss. E para me acompanhar nessa difícil missão, minha mãe. Mães não se negam a fazer programinhas bobos com os filhos. A minha não seria diferente.

Eu e minha amiga já pensamos uma vez em fazer algo do tipo com uma professora do Ensino Médio adepta do uso de palavras pouco conhecidas, mas o projeto acabou não saindo do papel. Aliás, nem chegou ao papel. Queríamos escrever uma carta do tipo indecifrável.

Mãe, vou abrir o Houaiss. Vou fazer um movimento circular com meu dedo, tipo brincadeira do copo. Vou abrir várias vezes. Quando você mandar parar, eu paro, ok?
Ok. Pára!
Calma, ainda não girei! Agora vai, pode falar.
Pára!!
"ampere". É negócio de física... não, nada a ver, vamos outro. Pode ir.
Pára!
"bispo cardeal". Não. Podre. Vai.
Ahan.
Fala pára, mãe!
Tá, pára!
"catetão: variedade de arroz". Ô loco, imagina, o que você comeu hoje no almoço? Catetão! Não. É podre, também. Parece cafetão. Vai.
Pára.
"epitelioma: tumor derivado do epitélio". Ai, credo, esse não! Vai, mãe.
Pára.
"inflexível". Não, seria de mal gosto um blog com esse nome. Vou de novo, vai, mãe!
Ai, pára!
"mari-gordo"! Que isso? Nem vou ler. Outra.
Pára, Luana.
"percevejo d'água". Bonitinho, mas, podrinho. Vai.
Hum.
Mãe...
Hum, pára, filha.
sabagante: ser humano; pessoa, indivíduo.SIN/VAR sabaquante. É, legal, gostei. Eu sou um sabagante. Mas vamos de novo. Vai que tem uma melhor. Vai, mãe!
Mãe?
Pára!
"vedá - relativo ao povo nativo do Sri Lanka (antigo Ceilão), ou indivíduo desse povo". Ah, já deu, vai ser sabagante mesmo.
Que é sabagante mesmo, filha?
Pessoa, indivíduo.
Pra que é vai ser isso mesmo, filha?
Pro blog, mãe. Pro nome.
Blog?
É. Ah, depois te mostro. Brigada mãe!
De nada, filhinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

você e o teu geito de resolver as coisas com a tua mãe, adoro isso em vc hehehehe